Avançar para o conteúdo

Andy Langford

Dr. Andy Langford é o Diretor Clínico da Cruse Bereveament (Reino Unido).
Andy, é um conselheiro/psicoterapeuta acreditado pela Associação Britânica de Aconselhamento e Psicoterapia e Investigador Pós-Graduado na Open University. Trabalha, há mais de 25 anos, nas áreas de luto e saúde mental. Trabalhou também no contexto de intervenção em crise, desempenhando papéis estratégicos e operacionais na resposta ao incêndio da Torre Grenfell, ao bombardeamento da Arena de Manchester e ao ataque ao Mercado Borough.
A Cruse Bereavement é a maior instituição de solidariedade social do Reino Unido que se dedica ao apoio a pessoas em luto, a campanhas de sensibilização e à formação de profissionais especializados. A Rainha Isabel II foi a Mecenas desta instituição desde 1984, até à data da sua morte, no ano passado.

Bianca Lavorgna

Bianca Lavorgna é Diretora Geral de Serviços e Especialista em Intervenção em Luto, na instituição Grief Australia (Melbourne – Australia).
Bianca é Conselheira de Luto, Educadora, Supervisora Clínica e Formadora de Competências de Intervenção Suicida Aplicada com experiência no desenvolvimento, prestação e coordenação de serviços e programas de apoio. Especializou-se no luto por perda de animais de companhia e no luto infantil e na adolescência. É co-autora de The Yellow Leaf, um livro infantil que visa ajudar as famílias a compreender que o luto não é linear e que não existe uma forma perfeita de luto. Bianca é defensora da importância da intervenção em luto, acredita em valores como o companheirismo, a sensibilização e a educação, através dos quais preconiza uma comunidade onde o luto pode ser falado abertamente e o apoio pode ser dado entre amigos, família, e sociedade em geral.

Rui Ramos

Dr. Rui Devesa Ramos é psicólogo clínico, responsável pela Unidade de Luto do Departamento de Saúde Mental do Hospital Pedro Hispano – ULS Matosinhos.
É professor e formador na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde apoia a coordenação da Pós-Graduação Intervenção Psicológica em Luto Normal e Complicado.
É Membro Certificado do Instituto IPIR de Barcelona, onde se especializou em Intervenção e Prevenção do Luto Complicado.
Fez várias ações de formação em Luto com alguns dos autores mais conceituados na área (Katherine Shear; Margaret Stroebe; Simon Simshon Rubin; Robert Niemeyer).

Ana Rocha

Ana Rocha é Enfermeira há 22 anos, 20 dos quais no Serviço de Cuidados Paliativos do IPO de Coimbra.
É, também, Formadora e Professora Assistente Convidada na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
Ana tem feito um percurso profissional de excelência, aliado à investigação e educação em Cuidados Paliativos. É Pós-graduada em Cuidados Paliativos, Mestre em Cuidados Continuados e Paliativos, Conselheira do Luto e Enfermeira Especialista em enfermagem Médico Cirúrgica na opção de pessoa em condição paliativa e crónica.

Adriana Capela

Adriana Capela é Psicóloga e Dirigente do Núcleo de Ação Social da Câmara Municipal de Vagos. Desenvolve a sua atuação nas áreas da intervenção comunitária, da Psicologia Clínica, e da Intervenção Precoce para a Infância. Em estreita articulação com outros serviços municipais, incluindo a Proteção Civil, foi operacionalizado, pelo Município de Vagos, entre 2022 e 2023 o acolhimento de cerca de 100 refugiados provenientes da Ucrânia.

Alexandra Correia

É Doutoranda em Psicologia, na Especialidade em Psicologia da Saúde, pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
É, também, docente no curso de Fisioterapia na Escola Superior de Saúde do Alcoitão.
Fez o Curso Pós-graduado de Atualização “O Luto”, organizado pelo Núcleo de Cuidados Paliativos/Centro de Bioética da FMUL e a Pós-graduação em Cuidados Paliativos Pediátricos, pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.
Licenciada em Psicologia Aplicada (pré-Bolonha) e pós-graduada em Psicologia da Saúde pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA).

Ana Brazião

Ana Brazião é licenciada em Arquitetura e mestre em Ensino das Artes Visuais. Viu a importância das Artes aplicada às situações extremas, aos sonhos, à esperança, à alegria, à fuga e ao propósito da vida. Fundou a Cooperativa Pedrinhas, sediada na Lousã, em 2018, após ter perdido o seu filho Pedro, que não resistiu à doença e acabou por perder a batalha contra a leucemia.
O Pedrinho, apesar da doença, construiu um imaginário fantástico fruto de uma força de viver imensa e de uma imaginação hilariante. Com arte, reformulou o seu mundo tornando-o não apenas suportável, mas deliciosamente mágico.
Desta energia, força e vontade de fazer a diferença, nasceu a ONGPD Pedrinhas que tem como principal missão o apoio a crianças com doença oncológica ou igualmente grave, nas suas várias necessidades físicas e emocionais.