Avançar para o conteúdo

Sobre o SALP

Justificativa

A ideia de organizar um evento científico dedicado ao luto, em concreto, ao Aconselhamento no Luto, surge como tarefa a realizar para concretizar o objetivo principal da Fase 3 do Projeto de Investigação intitulado ‘Aconselhamento no Luto: a formação especializada no contexto português’, nomeadamente, apurar as necessidades formativas em aconselhamento no luto sentidas pelos profissionais portugueses (das áreas de Educação, Psicologia, Saúde e Serviço Social) que, no exercício das suas profissões, sejam chamados a prestar apoio em processos de luto. Os participantes do evento são convidados a cooperar na investigação através da submissão de resumo para Comunicação Oral ou Póster, do preenchimento de um questionário online e da colaboração num focus group. Esperamos, com esta estratégia emergente para recolha de dados, conseguir envolver os profissionais no estudo aqui apresentado, numa ótica de cocriação.

Tema desta edição

O SALP pretende contribuir para a discussão das questões do luto, da intervenção formal e da formação especializada dos profissionais que sejam chamados a prestar apoio em processos de luto. Para isso, conta com a participação de investigadores nacionais e estrangeiros, academicamente reconhecidos na área e profissionais de diferentes campos de atuação.

A primeira edição do SALP é dedicada ao tópico: ‘Práticas emergentes e necessidades formativas’.

Objetivos

Partilhar

novos conhecimentos sobre modelos formativos e práticas de intervenção em luto com evidências científicas.

Criar

um espaço de reflexão e diálogo que proporcione a troca de experiências entre profissionais.

Auscultar

as necessidades formativas em Aconselhamento no Luto dos profissionais portugueses que no exercício das suas profissões sejam chamados a prestar apoio em processos de luto.

Equipa de Investigação

Cristina Felizardo

Investigadora & Doutoranda (CIDTFF/DEP UA)

Paula Santos

Orientadora (CIDTFF/DEP UA)

Margarida Cerqueira

Coorientadora (CINTESIS/ESSUA)