Janet McCord, PhD
Janet McCord, PhD, FT, é tanatologista e suicidologista há quase 30 anos.
Atualmente, é a diretora do único mestrado em Tanatologia dos Estados Unidos, facultado pelo Colégio de Edgewood, em Madison, Wisconsin (EUA). Após décadas dedicadas à investigação e educação para a Morte, viu o seu trabalho ser reconhecido na 44ª Conferência Anual da ADEC – Association for Death Education and Counseling (a principal organização mundial, com sede nos Estados Unidos da América, que se dedica ao estudo e intervenção na morte, morrer e luto) onde foi distinguida com o Prémio ‘Best Educator Award 2023’. Espera-se que, com a partilha do seu conhecimento único e da sua experiência na área da educação para a morte, este evento proporcione aos profissionais portugueses um espaço de diálogo, reflexão e capacitação, sobre as necessidades formativas emergentes no apoio ao luto e a adequação dos modelos formativos internacionais, de modo a colmatar essas necessidades.
Sinopse Biográfica
Educação
A Prof.ª Janet McCord, durante o seu doutoramento, teve o privilégio de ser orientada pelos Professores Elie Wiesel (sobrevivente do Holocausto, autor e ativista internacional dos direitos humanos) e Edwin S. Shneidman (um psicólogo que liderou a prevenção do suicídio nos Estados Unidos a partir da década de 1950).
Experiência Profissional
Colabora nos programas de pós-graduação em tanatologia, um pouco por todo o mundo, tendo já formado centenas de estudantes de mestrado.
É a principal autora do Capítulo 18: Educação para a Morte (com Rebecca Morse e Norma Hirsch) no Manual de Tanatologia da Associação para a Educação para a Morte e Aconselhamento (ADEC) (3ª Edição, 2021).
Participa regularmente em conferências em todo o mundo, incluindo a Association for Death Education and Counseling; a National Alliance for Children’s Grief; a International Conference on Death, Dying, and Bereavement; a International Association for Suicide Prevention; e a International Conference on Grief and Bereavement in Contemporary Society.
Investigação e Internacionalização
Sobre os seus interesses de investigação destacamos a investigação das perspetivas globais e culturais do trauma, do morrer, da morte, do luto, do suicídio e da perda, bem como a intersecção da tanatologia com a literatura e as artes.
É membro do IWG – International Work Group on Death, Dying and Bereavement desde 2016 e abraça a visão do IWG como sua: ‘um mundo onde o morrer, a morte e o luto são parte integrante de todas as culturas’.
Foi convidada a fazer parte do Grupo de Trabalho responsável pela redação do documento de posição formal sobre a morte assistida para a Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio, apresentado no 32.º Congresso Mundial em Piran, Eslovénia, em 2023.
Recentemente, tornou-se membro do conselho consultivo da PoMA – Peace of Mind Afghanistan, uma organização internacional sem fins lucrativos especializada na prestação de cuidados de saúde mental e apoio psicossocial a populações em risco, especialmente as que sofreram conflitos ou traumas relacionados com a migração.
É conselheira sénior da Hope North Uganda, um programa de educação escolar e comunitária para jovens afetados pela guerra no Norte do Uganda. Está a planear um estudo sobre a morte e os rituais funerários entre os povos Acholi e BaGanda do Uganda.
Financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos UIDB/00194/2020 (https://doi.org/10.54499/UIDB/00194/2020), referente ao CIDTFF, e 10.54499/LA/P/0053/2020, referente ao RISE-Health, CINTESIS@UA e do concurso de Bolsas de Doutoramento, referência 2021.06422.BD (https://doi.org/10.54499/UIDB/00194/2020).