

Tema & Tópico
O FMAL-Módulo.0, estabelece os fundamentos teóricos, práticos e interpessoais do apoio ao luto, integrando evidência científica atual, enquadramentos internacionais e especificidades do contexto português. Para isso, clarifica conceitos e modelos teóricos de luto, define práticas de intervenção, desenvolve competências de colaboração interprofissional e apresenta linhas orientadoras para contextos de luto complexo e desautorizado, como por exemplo, o luto por suicídio e o vivido por famílias de pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID).
O FMAL-Módulo.0 é dedicado ao tópico: ‘Bem saber para bem fazer: aplicar o conhecimento de qualidade para uma prática eficaz’.
Justificativa
A ação de formação justifica-se pela sua pertinência científica, pedagógica e social, respondendo a uma lacuna reconhecida na qualificação de profissionais que intervêm no luto em contextos de saúde, educação, psicologia, serviço social e gerontologia. Alinhada com as prioridades estratégicas da Universidade de Aveiro: internacionalização, inovação pedagógica, aprendizagem ao longo da vida e impacto social, a iniciativa integra a colaboração de uma especialista Fulbright de referência internacional, reforçando o rigor científico, a transferência de conhecimento baseado na evidência e a construção de um currículo nacional de Apoio ao Luto. Simultaneamente, contribui para os ODS 3 e 4 ao promover saúde, bem-estar e educação de qualidade, reconhecendo que as perdas significativas podem comprometer profundamente o equilíbrio físico, emocional e social das pessoas. Assim, torna-se essencial capacitar profissionais de diferentes áreas para reconhecer, compreender e responder de forma eficaz às múltiplas manifestações do luto, fortalecendo competências teóricas, práticas e relacionais que sustentam uma intervenção especializada, sensível e eficaz.




Público-alvo
A ação de formação destina-se a:
• profissionais das áreas de Educação, Psicologia, Gerontologia, Saúde, Serviço Social e Sociologia, que no exercício das suas profissões sejam chamados a prestar apoio a pessoas em luto, particularmente, crianças, jovens, famílias e/ou comunidades em processos de luto;
• profissionais de outras áreas que lidam com pessoas em luto (por exemplo, profissionais do setor funerário, ministros de culto, funcionários das forças policiais, etc.);
• estudantes do ensino superior nas áreas de formação indicadas;
• docentes e investigadores de instituições de ensino superior com interesse pelo tema;
• pessoas com interesse pelo tema.
Objetivos
A ação de formação visa fortalecer, de forma sustentada, as competências especializadas dos profissionais que acompanham pessoas em luto, através de uma formação avançada, baseada na evidência e com colaboração internacional. Para tal, propõe-se:
• Aprofundar os fundamentos teóricos, as competências relacionais e as técnicas de intervenção no apoio ao luto, reforçando a capacidade de resposta a pessoas, famílias e comunidades.
• Ampliar o conhecimento sobre especificidades do luto, incluindo o luto por suicídio e formas de luto desautorizado, promovendo intervenções mais eficazes e práticas de pósvenção fundamentadas.
• Desenvolver competências de colaboração interprofissional, estimulando a articulação entre serviços, a análise de práticas reais e a cocriação de estratégias integradas, inclusivas e sustentáveis no apoio ao luto.


Objetivos de Aprendizagem
No final desta ação de formação, os participantes serão capazes de:
O1. Descrever conhecimentos e competências nucleares no apoio ao luto, explicitando conceitos-chave, reconhecendo fatores de risco/complicação e aplicando técnicas de comunicação empática e intervenções breves, baseadas na evidência, em contextos diversos (ex.: institucionais, educativos, comunitários).
O2. Identificar situações de luto complexo (incluindo luto por suicídio e luto desautorizado), através da avaliação de necessidades, fatores de risco/proteção, recursos para encaminhamento, e estratégias de apoio adequado, éticas e culturalmente sensíveis, com base em modelos teóricos contemporâneos e boas práticas.
O3. Desenvolver um plano integrado de apoio ao luto, multidisciplinar e inclusivo, definindo objetivos de promoção de literacia no luto, procedimentos para intervenção/pósvenção junto dos enlutados, articulações em rede, para diferentes públicos e contextos.
Preparação
Como me posso preparar para este workshop?
• ler as referências bibliográficas recomendadas;
• selecionar alguns dos tópicos que suscitem maior interesse das leituras sugeridas;
• elencar as dificuldades sentidas no apoio ao luto a crianças e jovens e necessidades emergentes de conhecimento sobre o tema;
• no dia do workshop procure vir motivado e com vontade de aprender.


Informações Importantes
• O workshop será realizado em inglês (primeira língua da formadora).
• Será disponibilizado o serviço de tradução em simultâneo, através de plataforma online.
• Aproveite os momentos de coffee break para estabelecer contatos e networking.

Financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos UIDB/00194/2020 (https://doi.org/10.54499/UIDB/00194/2020), referente ao CIDTFF, e 10.54499/LA/P/0053/2020, referente ao RISE-Health, CINTESIS@UA e do concurso de Bolsas de Doutoramento, referência 2021.06422.BD (https://doi.org/10.54499/UIDB/00194/2020).