Avançar para o conteúdo

iFEAL24 – já aconteceu!

Realizou-se no passado dia 24 de maio, na Universidade de Aveiro, o workshop iFEAL24 – Importância da Formação Especializada no Apoio ao Luto. No iFEAL24 estiveram presentes cerca de 110 pessoas, com mais 60 pessoas a assistir online. Vieram de todo o país, desde Aveiro, Coimbra e Leiria, mas também de Lisboa, Porto, Portalegre, Bragança, Castelo Branco e Beja. Um público maioritariamente feminino, composto por profissionais das áreas de psicologia, saúde, educação e serviço social. Para além de psicólogos, enfermeiros, médicos, professores, educadores de infância, assistentes sociais, participaram no evento investigadores, estudantes, agentes funerários e pessoas com interesse pessoal pelo tema.
Esta edição do iFEAL foi dedicada ao tópico: ‘Bem saber para bem fazer: aplicar o conhecimento de qualidade para uma prática eficaz’, com os objetivos de capacitar, sensibilizar e informar os profissionais portugueses que no exercício das suas atividades profissionais lidam com pessoas e comunidades enlutadas, sobre a importância da formação especializada, de qualidade e suportada por evidência científica, para uma intervenção mais adequada e eficaz no apoio ao luto. Utilizando a teoria e a evidência científica sobre o luto, o workshop foi dividido em quatro módulos: os dois primeiros de caráter teórico, para entendimento do quadro conceptual do luto, os modelos teóricos de luto, estilos de luto e reações emocionais, cognitivas, comportamentais, físicas e espirituais comuns à perda; os dois últimos, de caráter mais prático, foram dedicados ao exercício prático ‘Palette of Grief™’.
A formadora deste workshop, a Professora Janet McCord, tanatologista e suicidologista conceituada e diretora do mestrado em Tanatologia dos Estados Unidos, no Colégio de Edgewood, em Madison, Wisconsin (EUA), teve um desempenho brilhante na partilha do seu conhecimento único e da sua experiência na área da educação para a morte, conseguindo proporcionar aos profissionais portugueses um espaço de diálogo, reflexão e capacitação, sobre as necessidades formativas emergentes no apoio ao luto.