A Câmara Municipal de Ílhavo convida toda a população a participar na peça de teatro ‘Tal como foi o Silêncio [de lutos e luzes]’, um evento inserido no programa Comunitário de Apoio ao Luto, que terá lugar no dia 29 de julho de 2024, às 18h30, no Laboratório do Envelhecimento, em Ílhavo.
Esta peça é uma experiência imersiva que aborda o luto e a perda de forma crua, pura e natural. O objetivo é diminuir o tabu que envolve estes conceitos na nossa sociedade, permitindo uma reflexão mais profunda e honesta sobre o tema.
Com texto do escritor Ondjaki, a peça nasceu de uma ideia de Mariana Abranches Pinto. É encenada por Lígia Roque e interpretada por Daniela Vieitas, o que garante uma produção de alta qualidade artística e emocional.
Uma Experiência Poética e Emotiva
A peça é estruturada em doze momentos, de inspiração poética, nos quais o público é convidado a repetir palavras, respirar silêncios, enfrentar espelhos, espaços e a sentir dor e busca, numa história de encontros, desencontros e tempos.
O apoio ao luto através de técnicas criativas e artísticas tem mostrado um impacto positivo na resposta individual, familiar e social das pessoas em luto. Esta peça convida o espectador a reflectir sobre a vida e a morte, sobre a perda e o luto. Como é anunciado: “Entramos com medo da morte, e saímos com liberdade para a viver.”
A peça está preparada para um público máximo de 30 pessoas, garantindo uma experiência íntima e envolvente. A duração é de 45 minutos, seguida de 35 minutos de conversa informal com o público, onde será possível partilhar impressões e reflexões sobre o espectáculo e os temas abordados.
As inscrições são gratuitas e obrigatórias, podendo ser efetuadas através do telefone 234 329 636 ou do endereço electrónico maioridade@cm-ilhavo.pt.
Não perca esta oportunidade única de vivenciar uma obra que promete transformar a percepção sobre o luto e a perda.
