A investigadora Cristina Felizardo, do CIDTFF – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, marcou presença no CIAIQ2024 – 13º Congresso Iberoamericano de Investigação Qualitativa. O evento realizou-se nos dias 16, 17 e 18 de julho na Universidade da Extremadura, em Cáceres, Espanha. Este congresso é um dos mais prestigiados na área de investigação qualitativa e esta edição reuniu especialistas de Portugal, Espanha, Brasil e países da América Central que discutiram sobre os avanços, técnicas e desafios nesta área de estudo.
Durante o congresso, a investigadora apresentou uma comunicação sobre a utilização da análise de conteúdo (técnica de análise utilizada na investigação qualitativa) para mapeamento das necessidades formativas de apoio ao luto, dos profissionais portugueses que prestam apoio a pessoas enlutadas no exercício das suas profissões. A análise de conteúdo é uma técnica sistemática e objetiva de analisar conteúdos de textos, imagens e filmes, sendo amplamente utilizada para interpretar dados em estudos qualitativos.
Cristina Felizardo explorou como esta técnica foi aplicada para identificar e mapear as necessidades formativas de apoio ao luto entre os profissionais portugueses que prestam suporte a pessoas enlutadas. Este mapeamento é crucial para desenvolver programas de formação que atendam às necessidades específicas destes profissionais, melhorando assim a qualidade do apoio oferecido às pessoas em luto.
Esta comunicação integra-se no projeto de investigação intitulado “Aconselhamento no Luto: a Formação Especializada no Contexto Português”. O projeto é orientado pela Prof.ª Doutora Paula Santos (CIDTFF, DEP UA) e coorientado pela Prof.ª Doutora Margarida Cerqueira (CINTESIS@RISE, ESSUA), e está a ser realizado na Universidade de Aveiro, com financiamento através de fundos nacionais no âmbito da medida Bolsa de Doutoramento da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia.
O projeto tem como objetivo principal a cocriação de um programa curricular de formação especializada em aconselhamento no luto, adaptada ao contexto português. Este desenvolvimento é fundamentado na identificação das necessidades formativas dos profissionais que atuam na área do apoio ao luto. A análise de conteúdo utilizada pela investigadora Cristina Felizardo desempenha um papel fundamental neste processo, fornecendo insights detalhados sobre as lacunas formativas e as áreas que necessitam de maior atenção.
Para mais informações sobre o projeto continue a acompanhar as publicações semanais no site oluto.web.ua.pt.



