A Câmara Municipal de Ílhavo lançou um programa comunitário pioneiro para apoiar os membros da comunidade em processos de luto. Este projeto piloto tem como principais objetivos aumentar a literacia no luto da comunidade em geral, numa estratégia psicopedagógica, capacitando e empoderando as pessoas com conhecimento de qualidade; e apoiar membros da comunidade a viver um processo de luto pela morte de um ente querido.
Uma das atividades do projeto é o ciclo de oficinas aberto à comunidade em geral, de frequência mensal, que aborda temas dedicados ao luto, morte e morrer. Já foram dinamizadas ações sobre a intervenção psicológica no luto, o luto na infância, o luto no fim de vida e como viver o luto durante épocas festivas. Estas oficinas têm como objetivo fornecer informações valiosas e ferramentas práticas para lidar com o luto, promovendo uma maior compreensão deste processo natural da vida.
Para além disso, o projeto organizou um grupo de partilha de apoio ao luto, direcionado especificamente para as pessoas em luto após a morte de um ente querido. Este grupo proporciona um espaço seguro, solidário e empático, onde os participantes podem partilhar a sua experiência de luto (sintomas, reações, dificuldades e estratégias de superação) promovendo a conexão e o suporte mútuo entre os membros da comunidade.
Esta iniciativa inovadora destaca o papel essencial do poder local como agente promotor da saúde e bem-estar dos seus cidadãos. Ao investir na compreensão e no apoio ao luto, a Câmara Municipal de Ílhavo está contribuindo para uma sociedade mais sustentável e inclusiva, onde os membros da comunidade se sentem apoiados e capacitados para enfrentar desafios emocionais importantes. Este modelo mostra como iniciativas locais podem ter um impacto significativo na qualidade de vida e no apoio social oferecido aos seus habitantes, fortalecendo os laços comunitários e promovendo o cuidado mútuo.
Pode ver a reportagem emitida pela SIC, no Primeiro Jornal, AQUI.
