Há duas semanas, decorreu o workshop intitulado “O Luto Não Finito das Famílias de Crianças e Jovens com Necessidades Especiais”, organizado pela APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra e facilitado pela investigadora Cristina Felizardo (CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro). Este evento reuniu mães, cuidadoras formais e profissionais de diferentes áreas com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre um tipo de luto que afeta profundamente as famílias de crianças e jovens com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID), nomeadamente o Luto Não Finito.
Este tipo de luto decorre de uma perda não morte, neste caso, após o diagnóstico de DID daquela criança/jovem e carateriza-se por ser persistente mas que varia de intensidade, devido aos confrontos entre expetativas e realidade, reativados por novos desafios e mudanças ao longo do tempo, como transições escolares, desenvolvimento social, ou o impacto de novas limitações.
É um tipo de luto que pode ser vivido de forma intermitente ao longo do tempo, dependendo das fases de desenvolvimento da criança e das dificuldades de adaptação experienciadas pela família face aos desafios próprios de cada etapa. Os participantes tiveram a oportunidade de discutir estes fenómenos através da partilha de experiências pessoais como de intervenção profissional, destacando-se a importância de reconhecer e validar este tipo de luto como parte fundamental do processo de adaptação à perda.
Foram partilhadas diversas estratégias práticas para apoiar famílias de crianças e jovens com estas dificuldades, desde a implementação de sistemas de suporte mais empáticos, até à criação de redes comunitárias que possam proporcionar um acompanhamento prolongado e personalizado. O objetivo era não só teorizar sobre o luto, mas capacitar os participantes para que possam inovar nas suas práticas pessoais e profissionais, integrando uma abordagem holística que responda às necessidades emocionais e psicológicas das famílias.
Fique atento aos nossos próximos workshops e formações sobre este e outros temas relacionados com o luto.
Para mais informações sobre o projeto de investigação continue a acompanhar as publicações semanais no site oluto.web.ua.pt.
