Avançar para o conteúdo

A Importância dos Cuidados Paliativos nos Serviços de Saúde Integrados e Centrados na Pessoa – Dia Mundial dos Cuidados Paliativos (12 de outubro)

Os cuidados paliativos desempenham um papel crucial nos serviços de saúde integrados, centrados na pessoa, ao garantir que todas as pessoas com doenças limitantes de vida recebam o apoio necessário no momento certo. Estes cuidados, focados na melhoria da qualidade de vida, visam aliviar o sofrimento e proporcionar bem-estar físico, emocional e espiritual, permitindo que os doentes vivam com dignidade e conforto durante o tempo que lhes resta.

Independentemente do diagnóstico, os cuidados paliativos devem estar disponíveis para todas as pessoas que vivem com doenças avançadas e progressivas. Esta abordagem não discrimina com base na condição clínica, mas sim procura assegurar que todos os que enfrentam situações graves de saúde tenham acesso ao cuidado humanizado e especializado de que necessitam.

Esses cuidados afirmam a vida, enquanto reconhecem que a morte é uma parte inevitável da existência. Uma característica fundamental dos cuidados paliativos é a sua abordagem centrada não apenas na pessoa doente, mas também na sua família e cuidadores. Baseiam-se em comunicação eficaz e tomada de decisão compartilhada, promovendo a autonomia pessoal. Este modelo de cuidados estende-se além da morte do paciente, oferecendo apoio no processo de luto, reconhecendo a importância do bem-estar dos familiares.

 Por fim, os cuidados paliativos são prestados por profissionais especializados, que atuam com base em evidências científicas, assegurando a melhor qualidade de atendimento possível. A sua presença nos serviços de saúde integrados reforça o compromisso de cuidar da pessoa na sua totalidade, até ao fim da vida, com compaixão e competência.

Exemplo desse acompanhamento holístico ficou perpetuado na fotografia com o título “Do fundo do coração até às alturas, cuidados holísticos”, autoria da Equipa de Cuidados Paliativos de Portalegre, que ficou em segundo lugar no Concurso de Fotografia do XI Congresso Nacional de Cuidados Paliativos e II Congresso Internacional da APCP – Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, que se realizou na Universidade de Aveiro, entre 10 e 12 de outubro. 

Parabéns a toda a equipa pelo prémio e por todo o trabalho humano, competente e compassivo que têm feito para com os pacientes e suas famílias.

Para mais informações sobre o projeto de investigação continue a acompanhar as publicações semanais no site oluto.web.ua.pt.